Opus Dei
O Opus Dei (que em latim significa “Obra de Deus”) é uma instituição da Igreja Católica que procura transmitir uma mensagem muito animadora: todos podemos, sem sair do contexto em que vivemos, trabalhamos e nos divertirmos, chegar a uma amizade muito íntima com Deus.
Como se cresce em amizade com alguém? Convivendo. Essa é a chave para conquistar a amizade com Deus na vida cotidiana: transformar tudo o que fazemos – o trabalho, o estudo, os encontros com os amigos – em ocasião de encontro com Nosso Senhor.
Como encontrar Deus nas atividades do dia-a-dia?
Se realizamos as nossas atividades procurando deixá-las bem-feitas, e se as fazemos por amor a Deus, elas se transformam, como ensina o Concílio Vaticano II, em um presente que se faz ao nosso Pai, em oração. Assim, transformando em oração tudo o que fazemos, todos podemos ser santos, isto é, católicos que vivem com muito amor a sua fé, chegando a ser grandes amigos de Deus.
Principais características do espírito do Opus Dei
Os membros do Opus Dei procuram viver as virtudes cristãs no ambiente onde desenvolvem suas atividades cotidianas: o amor a Deus e ao próximo, a alegria, a responsabilidade, a temperança, etc. Eles se esforçam por viver com coerência a sua fé, sem mudar de convicções quando mudam de circunstâncias, e cultivam um grande amor à Igreja e ao Papa.
A Fundação
Essa foi a mensagem que Deus transmitiu a São Josemaria Escrivá (sacerdote canonizado em 2002 pelo Papa São João Paulo II) quando lhe pediu que fundasse o Opus Dei, no ano de 1928. Desde então, muitos católicos têm procurado viver a beleza da vida cristã no meio dos afazeres do dia-a-dia: o empresário em sua empresa, o médico no hospital, o camponês no campo.
Quem pode ser do Opus Dei?
Todos os católicos – homens e mulheres, solteiros e casados, ricos e pobres – podem, se sentem que Deus os convida, ser do Opus Dei. Atualmente, existem aproximadamente 90.000 membros, dos quais 98% são leigos – homens e mulheres, a maioria casados–, e 2% são sacerdotes.
Onde fica a sede central do Opus Dei?
Em Roma, próxima ao Vaticano, em um bairro chamado “Parioli”. Lá vive o Prelado do Opus Dei (atualmente Dom Javier Echevarría), que é o Bispo nomeado pelo Papa para governar a Obra.