Clube Olimpo | Sobre o Opus Dei
474
page,page-id-474,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Opus Dei

O Opus Dei (que em latim significa “Obra de Deus”) é uma instituição da Igreja Católica que procura transmitir uma mensagem muito animadora: todos podemos, sem sair do contexto em que vivemos, trabalhamos e nos divertirmos, chegar a uma amizade muito íntima com Deus.

 

Como se cresce em amizade com alguém? Convivendo. Essa é a chave para conquistar a amizade com Deus na vida cotidiana: transformar tudo o que fazemos – o trabalho, o estudo, os encontros com os amigos – em ocasião de encontro com Nosso Senhor.

Tempo de meditação na sede do Clube Olimpo.
Tempo de meditação na sede do Clube Olimpo.

Como encontrar Deus nas atividades do dia-a-dia?

Se realizamos as nossas atividades procurando deixá-las bem-feitas, e se as fazemos por amor a Deus, elas se transformam, como ensina o Concílio Vaticano II, em um presente que se faz ao nosso Pai, em oração. Assim, transformando em oração tudo o que fazemos, todos podemos ser santos, isto é, católicos que vivem com muito amor a sua fé, chegando a ser grandes amigos de Deus.

 

Principais características do espírito do Opus Dei

Os membros do Opus Dei procuram viver as virtudes cristãs no ambiente onde desenvolvem suas atividades cotidianas: o amor a Deus e ao próximo, a alegria, a responsabilidade, a temperança, etc. Eles se esforçam por viver com coerência a sua fé, sem mudar de convicções quando mudam de circunstâncias, e cultivam um grande amor à Igreja e ao Papa.

 

A Fundação

Essa foi a mensagem que Deus transmitiu a São Josemaria Escrivá (sacerdote canonizado em 2002 pelo Papa São João Paulo II) quando lhe pediu que fundasse o Opus Dei, no ano de 1928. Desde então, muitos católicos têm procurado viver a beleza da vida cristã no meio dos afazeres do dia-a-dia: o empresário em sua empresa, o médico no hospital, o camponês no campo.

Bispo Prelado do Opus Dei, Dom Javier Echevarría em encontro com famílias.
Bispo Prelado do Opus Dei, Dom Javier Echevarría em encontro com famílias.

Quem pode ser do Opus Dei?

Todos os católicos – homens e mulheres, solteiros e casados, ricos e pobres – podem, se sentem que Deus os convida, ser do Opus Dei. Atualmente, existem aproximadamente 90.000 membros, dos quais 98% são leigos – homens e mulheres, a maioria casados–, e 2% são sacerdotes.

 

Onde fica a sede central do Opus Dei?

Em Roma, próxima ao Vaticano, em um bairro chamado “Parioli”. Lá vive o Prelado do Opus Dei (atualmente Dom Javier Echevarría), que é o Bispo nomeado pelo Papa para governar a Obra.