Clube Olimpo | Sobre o Opus Dei
474
page-template-default,page,page-id-474,ajax_fade,page_not_loaded,, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Opus Dei

O Opus Dei (que em latim significa “Obra de Deus”) é uma instituição da Igreja Católica que procura transmitir uma mensagem muito animadora: todos podemos, sem sair do contexto em que vivemos, trabalhamos e nos divertirmos, chegar a uma amizade muito íntima com Deus.

 

Como se cresce em amizade com alguém? Convivendo. Essa é a chave para conquistar a amizade com Deus na vida cotidiana: transformar tudo o que fazemos – o trabalho, o estudo, os encontros com os amigos – em ocasião de encontro com Nosso Senhor.

Tempo de meditação na sede do Clube Olimpo.

Como encontrar Deus nas atividades do dia-a-dia?

Se realizamos as nossas atividades procurando deixá-las bem-feitas, e se as fazemos por amor a Deus, elas se transformam, como ensina o Concílio Vaticano II, em um presente que se faz ao nosso Pai, em oração. Assim, transformando em oração tudo o que fazemos, todos podemos ser santos, isto é, católicos que vivem com muito amor a sua fé, chegando a ser grandes amigos de Deus.

 

Principais características do espírito do Opus Dei

Os membros do Opus Dei procuram viver as virtudes cristãs no ambiente onde desenvolvem suas atividades cotidianas: o amor a Deus e ao próximo, a alegria, a responsabilidade, a temperança, etc. Eles se esforçam por viver com coerência a sua fé, sem mudar de convicções quando mudam de circunstâncias, e cultivam um grande amor à Igreja e ao Papa.

 

A Fundação

Essa foi a mensagem que Deus transmitiu a São Josemaria Escrivá (sacerdote canonizado em 2002 pelo Papa São João Paulo II) quando lhe pediu que fundasse o Opus Dei, no ano de 1928. Desde então, muitos católicos têm procurado viver a beleza da vida cristã no meio dos afazeres do dia-a-dia: o empresário em sua empresa, o médico no hospital, o camponês no campo.

Bispo Prelado do Opus Dei, Dom Javier Echevarría em encontro com famílias.

Quem pode ser do Opus Dei?

Todos os católicos – homens e mulheres, solteiros e casados, ricos e pobres – podem, se sentem que Deus os convida, ser do Opus Dei. Atualmente, existem aproximadamente 90.000 membros, dos quais 98% são leigos – homens e mulheres, a maioria casados–, e 2% são sacerdotes.

 

Onde fica a sede central do Opus Dei?

Em Roma, próxima ao Vaticano, em um bairro chamado “Parioli”. Lá vive o Prelado do Opus Dei (atualmente Dom Javier Echevarría), que é o Bispo nomeado pelo Papa para governar a Obra.